Passo a passo de como fazer transferência de veículo
Você comprou ou vendeu o seu automóvel e não sabe como fazer transferência de veículo? De fato, os procedimentos que envolvem o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) costumam ser burocráticos e demorados e com essa transferência não é muito diferente.
O que é Transferência de veículo?
A transferência de veículo é a mudança de registro de propriedade de qualquer tipo de automóvel, seja para carros, motos, vans, caminhões e afins.
- A transferência de veículo pode acontecer sob a hipótese de:
- Localidade: se trata da mudança de endereço do proprietário do veículo;
- Propriedade: se trata da alteração que diz respeito ao dono do automóvel;
- Veículo PCD: envolve a isenção de impostos veiculares e tempo mínimo de permanência.
Ao comprar veículo de outro estado ou cidade, conte com a Nacional Go para fazer o processo de retirada e transporte! Saiba mais aqui!
Quando é necessário fazer transferência de veículo?
É necessário fazer a transferência de veículo em caso de falecimento ou de mudança do dono e de outro estado.
Falecimento
É preciso saber como fazer a transferência de veículo em caso de falecimento caso o dono do carro faleça e seja preciso passar o veículo para os herdeiros.
Neste cenário, é preciso que o novo dono apresente uma cópia autenticada do Formal de Partilha ou um Alvará Judicial, documentos e um novo CRV que conste o nome do novo proprietário.
Para um dono de outro estado
Outra situação em que é preciso saber como fazer transferência de veículo é quando o automóvel vai para um dono de outro estado. Neste caso, será emitido um novo CRV e deve-se fazer essa mudança o quanto antes.
Se a transferência for feita para outro município, existe um prazo máximo de 30 dias. E aqui é importante ter em mente que os valores variam, portanto, o ideal é que você se informe com o Detran da cidade do novo proprietário para ficar a parte dos preços. No mais, destacamos que a vistoria é obrigatória em todos os estados do Brasil.
Como fazer transferência de veículo (Passo a Passo)
Na sequência, explicamos um passo a passo de como fazer transferência de veículo. Acompanhe!
Veja se existem cobranças em aberto
O primeiro passo de como fazer transferência de veículo é verificar se existe alguma pendência em aberto. Para fazer isso você só precisa acessar o site do Detran e inserir a placa do carro ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Destacamos aqui que a transferência de veículos só pode ser feita se não existir nenhum débito do automóvel.
Preencha o recibo de compra e venda
É preciso ter muita atenção na hora de preencher o Certificado de Registro de Veículo (CRV), pois qualquer erro pode levar a problemas judiciais, financeiros e administrativos.
Neste documento consta o Renavam e um campo para Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), além do nome do proprietário original e o estado e país que o automóvel foi registrado.
O proprietário precisa informar no preenchimento deste documento que o veículo será passado a um novo dono e especificar qual o valor que ele foi vendido – e aqui estamos falando do valor negociado e não do valor de tabela.
Além disso, informe qual o nome completo do comprador, seu CPF, RG, endereço e local e a data da negociação. Com o ATPV assinado pelo proprietário, o comprador tem o prazo de 30 dias para fazer a transferência do veículo para o seu nome. Neste tempo, o vendedor precisa sinalizar a transferência para o Detran.
Autentique a assinatura dos envolvidos em cartório
Com o recibo de compra e venda preenchido e o formulário no site do Detran sinalizando a transação, chegou o momento dos envolvidos fazerem a assinatura do documento.
Nesta etapa, tanto o comprador quanto o vendedor precisam comparecer em um cartório para reconhecer firma das assinaturas no verso do CRV e oficializar a venda.
Pague a taxa de transferência
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê o pagamento de uma taxa para oficializar a transferência de veículos.
Essa taxa deve ser paga por uma guia que é gerada pelo Detran do estado em que a venda está sendo feita, portanto o seu valor pode ser diferente para cada região.
Para fazer a emissão desta guia você precisa acessar o site do Detran, gerar o boleto e fazer o pagamento da taxa de transferência de acordo com a data estipulada.
Leve o veículo para a vistoria do Detran
No processo de como fazer transferência de veículo é preciso levar o automóvel ao Detran para uma vistoria que analisará:
- Quais as condições do carro;
- Se o carro mantém as características originais de fábrica;
- Se a documentação do automóvel está em dia;
- Se os itens obrigatórios estão em condições corretas;
- Se o automóvel atende todas as normas de trânsito.
Certifique-se de que tudo esteja de acordo.
Separe os documentos
Os documentos solicitados para como fazer transferência de veículo são:
- Comprovante de endereço atual;
- Documento de identificação pessoal e CPF;
- Certificado de Registro de Veículo (CRV) original, preenchido, com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador;
- Vistoria veicular realizada;
- Comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas ou encargos pendentes).
Tenha certeza que está com todos os documentos necessários.
Realize o procedimento de transferência do documento
Com todos esses passos seguidos, chegou o momento de levar os documentos ao Detran do seu estado com a guia paga e iniciar o requerimento de transferência.
Aqui, basta solicitar a emissão do novo CRV, bem como do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
É possível fazer transferência de veículo online, pela internet?
Sim, é possível fazer a transferência de veículos online. Mas para que isso seja feito na prática é necessário que o novo e o antigo proprietário do veículo tenham assinatura eletrônica em níveis de Prata ou Ouro. Outro modo de fazer essas assinaturas digitais é através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
É necessário fazer vistoria para transferência de veículo?
Sim, é necessário fazer uma vistoria para transferência de veículo. Essa vistoria é fundamental para que os veículos que não estão em boas condições de conservação e manutenção não circulem em território nacional.
Então, caso uma pessoa tente repassar um carro que está em más condições de uso, a avaliação feita pelo Detran irá travar essa transferência e garantir mais segurança para todos que estão nas ruas.
É possível fazer transferência de veículo com multas?
Só é possível fazer a transferência de veículos com multas caso a multa ainda esteja em fase de defesa. Mas se existem multas que não foram pagas em relação a um veículo, o sistema não permite a transferência dele para um novo dono sem que o pagamento seja feito.
O que é transferência de veículo por localidade?
A transferência de veículo por localidade diz respeito ao proprietário. Ou seja, quando um veículo é comprado ou financiado, o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) marca em qual estado e município ele foi adquirido.
Assim, quando há uma mudança de residência ou domicílio do proprietário do veículo, independentemente de ser para uma cidade do mesmo estado ou para outro, é preciso que as informações de registro que constam no CRLV-e também sejam alteradas.
Transporte e retirada: como fazer transferência de veículo entre cidades ou estados diferentes? (Brasil)
Antes de falarmos sobre como fazer transferência de veículo entre cidades ou estados diferentes, é importante que você saiba que o Detran de cada estado tem suas próprias regras para esse procedimento. Então, os documentos podem mudar de acordo com cada estado. Mas, em linhas gerais, a documentação básica estabelecida no CTB costuma ser a seguinte:
- CRV original
- Certificado de Licenciamento Anual (em determinados casos, o documento original já consta o licenciamento e é chamado de CRLV)
- Comprovante de pagamento de débitos (impostos, encargos ou multas em aberto, caso haja)
Ao entregar esses documentos, verifique se eles são as versões mais recentes e preste muita atenção no comprovante do novo endereço e da sua CNH. Caso seu veículo ainda tenha financiamento em aberto, você também precisará transferir o respectivo gravame para o estado da nova documentação. Para isso, entre em contato com o banco ou financeira e peça a transferência.
No mais, os valores para atualização do CRV mudam de acordo com o Detran de cada estado, portanto, entre em contato previamente para saber quais são esses valores e se a lista de documentos exige algo que não está na documentação básica que trouxemos aqui. Ao comprar veículo de outro estado ou cidade, conte com a Nacional Go para fazer o processo de retirada e transporte! Saiba mais aqui! Com esse artigo a nossa missão era explicar a você um passo a passo de como fazer transferência de veículo.
Para isso, entramos em detalhes sobre cada uma das etapas de como fazer a transferência de veículo e esclarecemos algumas dúvidas mais comuns sobre esse tema. No mais, ressaltamos que o Detran de cada estado tem regras e valores específicos para esse procedimento, portanto, é fundamental que você entre em contato com o Detran da região em que você fará a transferência de veículo para não ser surpreendido.